Em cada atividade realizada, as comunidades relatam suas demandas e expectativas em um diálogo aberto e franco com a equipe de consultoria do Projeto Conviver. Pensando em apoiar as lideranças e contribuir para o desenvolvimento dessas comunidades, a equipe realizou mais um ciclo de seminários no território. Os temas de destaque foram: Saúde da Mulher, e Associativismo e Cooperativismo.
O Seminário de Saúde da Mulher aconteceu no final de maio deste ano, na sede da Associação dos Moradores e Amigos de Maracangalha e adjacência, no município de São Sebastião do Passé, e teve a presença de lideranças das comunidades de: Boa União, Brejo Grande, Banco de Areia, Maracangalha, Jacaré e Lamarão do Passé, todas de São Sebastião do Passé. Além de estimular que cada participante movimentasse seu corpo de forma guiada, houve uma conversa sobre a temática, trazendo questionamentos importantes e relatos das participantes, suas experiências e aprendizados do dia a dia. A ludicidade também aconteceu através da arte, com a leitura do poema “Mulher”, de autoria da agricultora orgânica Maria Regina Mendes Nogueira.
O momento contou com reflexões sobre notícias e aprofundamento de informações acerca da saúde física e saúde mental. O grupo discutiu sobre o cenário da saúde pública e o olhar do município de São Sebastião do Passé para a saúde da população. Importante ressaltar que foram tratadas questões raciais, como a fabricação de medicamentos que não costumam levar em consideração o organismo, e consequentemente o metabolismo, de pessoas negras, especificamente de mulheres negras, e o racismo obstétrico. Outros tópicos, como doenças que mais atingem as mulheres, alimentação, autocuidado, autoamor e hábitos saudáveis, também fizeram parte do diálogo. Para encerrar o Seminário de Saúde da Mulher, foi feita uma dinâmica emocionante com um coração de pelúcia, marcado por fortes e sinceros relatos.
Já em julho, foi a vez de comunidades da região de Alagoinhas participarem do Seminário sobre Associativismo e Cooperativismo. Pensado principalmente para as comunidades que estão em formação e renovação do seu quadro diretório, o Seminário foi realizado na Escola Municipal Gonçalo Muniz, na comunidade Pindobal. O evento contou com a participação de representantes das comunidades de Alagoinhas: Boa União, Fazenda Cambuí, Fazenda Vitória, Fazenda Espinho, Fazenda Tucum, Camboatá de Cima, Camboatá/Tororó, Jorrinho e de Catu: Pindobal de Cima. A equipe de consultoria explanou sobre os conceitos do Associativismo, bem como os tipos associações, que podem ser filantrópicas, de moradores, produtores rurais, dentre outras, além de explicar sobre os princípios do Associativismo, como: adesão voluntária e livre, gestão democrática pelos sócios, participação econômica dos sócios, autonomia, dentre outros. Também foi falado sobre Cooperativismo e a diferença entre essas duas modalidades. Como produto do encontro, as lideranças escreveram cartas para os associados, enraizando a compreensão sobre os temas. Foi um dia bastante construtivo, em que as lideranças se sentiram à vontade para expor suas opiniões e tirar dúvidas.
Como pode-se notar, os Seminários Conviver estão se tornando tradição e
entusiasmando cada vez mais os participantes de diferentes comunidades, que se empenham para sediar e participar desses eventos, voltando para casa com a responsabilidade de compartilhar as novas experiências e informações!
Comentários